Por onde eu começo?

As aulas começaram na última segunda-feira. Se você ainda não entrou na Biblioteca, provavelmente já passou ao menos aqui pertinho.

O que fazer para emprestar os livros do acervo?

Primeiro é necessário o cadastro biométrico. Para isso, apresente os originais do RG, CPF, comprovante de matrícula e de endereço (atualizado). Se você é aluno da graduação terá direito a 4 livros por uma semana. As obras emprestadas podem ser renovadas pela internet no site da Biblioteca ou direto pelo Athena.

Atenção para o prazo de devolução (data  E HORÁRIO!).

Sempre que você realizar um empréstimo receberá um comprovante onde consta o prazo para devolução (ou renovação) com dia e horário. Existem alguns livros que devem ser devolvidos no mesmo dia, cinco horas após a realização do empréstimo. São os chamados livros da Coleção Reserva (CR). Fique atento, se atrasar a devolução a multa é por hora de atraso. Também é cobrada multa por atraso de livros da Coleção Geral, neste caso, por dia e por obra atrasada.

Como encontrar no acervo o livro que você procura? Acesse o Catálogo Athena, pesquise por autor, título ou assunto, escolha a Biblioteca de Bauru (BBA), clique em Campus de Bauru, na frente do livro que você deseja, anote a localização. Em “status” é possível verificar se o livro está emprestado (neste caso você pode fazer a reserva) ou se está disponível na estante. Livros que tratam do mesmo assunto possuem o mesmo número de classificação.

No acervo os livros são guardados em ordem numérica crescente. O primeiro número que aparece na etiqueta é a Classificação, ou seja, o assunto do livro. As classes principais são:

  • 000 Generalidades
  • 100 Filosofia
  • 200 Religião
  • 300 Ciências sociais
  • 400 Línguas
  • 500 Ciências puras
  • 600 Ciências aplicadas
  • 700 Artes
  • 800 Literatura
  • 900 História e geografia

Na segunda linha da etiqueta da lombada do livro normalmente há uma letra maiúscula, referente à inicial do sobrenome do autor, um número retirado da tabela PHA referente ao sobrenome do autor, e finalmente uma letra minúscula referente à inicial do título do livro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s