Os grandes, os pequenos, os diferentes…

Livros são como pessoas, alguns são grandes, outros pequenos, alguns mais gordinhos, outros magrelinhos. Vasculhamos nosso acervo para encontrar aqueles que se destacavam por seu formato diferente.

O livro de maior espessura encontrado foi o “Psicologia Evolutiva”, que, por reunir três volumes em um exemplar, soma 1338 páginas, resultando em 11,5 centímetros de espessura.

Na outra ponta houve um empate técnico entre “O Homem que sabia javanês” e “Pequenos Mundos – casas de muñecas y miniaturas”. Ambos têm apenas 0,3 centímetros de espessura, mas o primeiro possui 40 página, enquanto o segundo apenas 36.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já nosso livro mais comprido (verticalmente) é “Traços da Arquitetura Paulistana”, com 80 centímetros de comprimento vertical.

Pelo menor comprimento vertical, a disputa ficou acirrada entre o livro “Anjos na Arte” (11 cm) e o trabalho de conclusão de curso “Huset” (11,2 cm). O comprimento de nenhum dos dois supera a espessura do “Psicologia Evolutiva”!

O livro mais largo encontrado foi “Desenho de  Arquitetura”, com 45 centímetros de comprimento horizontal.

Além desses, outros livros chamaram a atenção por seu formato peculiar. “Perspectiva como forma simbólica” tem o design semelhante a um retângulo desenhado em perspectiva, “Karim Rashid: arte e design num mundo global” tem um recorte anatômico semelhante a uma alça de bolsa, “O centro da metrópole” usa materiais pouco usuais, “Prestes Maia e a origem do urbanismo moderno em São Paulo” e “Destaque da Biblioteca InDisciplinada de Guita e Josém Mindlin” contam com “caixas” para proteção.

Até segunda-feira, dia 9, você pode ver pessoalmente essas peculiaridades em frente ao painel de exposições no interior do acervo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s