02 de novembro – Dia de finados

Finado significa o que se finou, findou, acabou, morreu. O culto aos mortos está presente em quase todas as religiões, desde a pré-história e tem significados e manifestações muito diferentes nas diferentes culturas.

O dia de Finados surgiu no século V, quando a Igreja Católica decidiu criar um dia em homenagem aos mortos. Após algum tempo, foi determinada uma data para ser celebrado este dia, que foi o dia 2 de novembro, seguido do Dia de Todos os Santos (1º de novembro).

No Brasil, nesse dia é costume visitar as sepulturas e levar flores aos mortos. A data é solene, e está ligada à tradição católica. Para lembrar as pessoas queridas, acendem-se velas pelas suas almas e fazem-se orações.

O dia de finados acabou entrando para o calendário civil de muitos paises.

No México, por exemplo, também se comemora o dia dos mortos em 2 de novembro. Lá, esse é um dia de festa, em que se zomba da morte. Acredita-se que, nesse dia, as almas podem visitar seus parentes, e é costume fazer um altar em casa, enfeitado com flores, caveiras de papel machê, oferendas e retratos das pessoas mortas.

Em países de religião budista, como a Tailândia, os mortos são homenageados com uma procissão, com música e desfiles de máscaras, e uma imagem do sagrado Buda.

No Japão, faz-se uma oferenda de arroz e algas, para alimentar as almas dos mortos.

Independente da cultura, homenagear os mortos parece ser uma necessidade universal, seja com lágrimas ou festa, todos encontram uma maneira de reverenciar e lembrar dessas pessoas que fizeram parte de suas vidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s