Leitor do Mês – Wesley Santos

Wesley Santos

21 anos

3° ano de Biologia

O que você está lendo atualmente? Está gostando?
Bom, infelizmente eu esqueci o livro em Bauru e não o trouxe para minha cidade. Pretendo ler “A Origem das Espécies” de Charles Darwin. Tanto que pretendo ir à biblioteca da minha cidade para reservá-lo. Espero gostar muito já que é um livro um tanto “básico” na área de Biologia.

Gênero literário preferido?
Gosto de ficção científica, divulgação científica. Mas quando o livro é bom, com uma narrativa interessante, o gênero não importa muito.

Na sua estante não pode faltar…
Livros do Khaled Hosseini. A narrativa dos locais e dos personagens são muito bons! Tanto eu como a minha namorada tem seus livros. Com certeza se ele lançar outro eu pretendo comprar.

Se pudesse viver dentro de um livro, qual seria?
Acho os locais que Dan Brown cita em seus livros (principalmente “Anjos e Demônios”), como a passagem ao CERN (laboratório europeu), as viagens rápidas para a Roma e no Vaticano. Ou também passear na Ilha Perdida de Maria José Dupré. São tantos lugares ainda para serem visitados, não é?

Se tivesse que indicar um livro, qual seria e por quê?
Um indico o livro “O Físico”, do Noah Gordon. Considero como um dos melhores livros que li. Conta a história de um pobre garoto na Inglaterra do século XI que deseja aprender a ser médico. O livro fica em torno do personagem e narra toda a sua aventura em busca desse sonho. Antigamente não era tão “fácil como passar em um vestibular” e o livro conta um pouquinho dos costumes e ideias que o típico cidadão da Idade Média tinha.

Personagens mais marcantes…
Um dos personagens mais marcantes é, com certeza, Rob J. (de “O Físico”). As aventuras pelas quais ele passou, cruzando toda a Inglaterra medieval. Muito bom mesmo. O controlador do tempo, Andrew Harlan, em “O Fim da Eternidade”, de Isaac Asimov é muito bom. Mostra o conflito entre o pensamento racional (e de cumprir sua função) com alguns questionamentos éticos. Além de ser um cara super inteligente. Também me marcou muito as personagens de Khaled Hosseini em “A Cidade do Sol”: Mariam e Laila. Em uma sociedade extremamente machista e teológica, o simples fato de uma mulher conseguir sobreviver nesse lugar denota que tem muita fibra. As personagens mostram ser bastante corajosas para enfrentar as situações encontradas durante a vida.

Dizem que os livros mudam as pessoas, algum livro mudou o seu ponto de vista?
Acho que o livro de Carl Sagan, “O Mundo Assombrado pelos Demônios” mudou bem meu modo de ver as coisas. Eu já, antes de ler o livro, era um pouco cético em relação as coisas do mundo. O livro permitiu exercitar mais meu ceticismo e ver, de fato, que a Ciência pode ser vista como uma vela no escuro do misticismo.

Com que personagem fictício você se identifica?
Acho que me identifico um pouco com o Hugo Cabret, do livro “A Invenção de Hugo Cabret”. O fato de ele ser curioso e tentar montar aquilo que ele deseja montar de qualquer jeito me faz parecer um pouco com ele, mas, infelizmente, não são tão aventureiro como ele.

Se tivesse o poder de mudar a vida de algum personagem qual seria?
Bom, naturalmente nos livros as coisas vão se encaixando para que tudo de certo no final. Mas um personagem que gostaria de ajudar seria o Robert, de “Xamã”. A história se passa em meados de 1800, durante a Guerra da Sucessão nos EUA. Ele é surdo e nem com melhores tratamento de saúde da época poderiam fazer ele ouvir melhor. Se eu pudesse mudar a vida de algum personagem seria a dele. Principalmente no começo, quando a descoberta de estar surdo o abala profundamente.

Alguém te influenciou a ler? Como começou a gostar de ler?
Bom, em casa sempre tive vários livros à disposição, não foi nada forçado. Na minha escola não tínhamos uma obrigação tão grande para ler livros para fins de trabalhos ou provas. Acho que foi sendo uma coisa mais natural, fui vendo que os livros abriam conhecimentos e viagens para lugares incríveis. É natural sempre queremos viajarmos mais nesse mar de palavras.

Aqui no blog, todo mês há um novo leitor do câmpus respondendo a perguntas relacionadas às suas preferências de leitura. Se você gostaria de ser o próximo leitor do mês, ou gostaria de sugerir alguém para estar aqui, mande um e-mail para camila@bauru.unesp.br

Deixe um comentário

