Molhei o livro, e agora?

Como já comentamos em outro post, os livros exigem cuidados de conservação para mantê-los em bom estado. Um desses cuidados é em relação aos líquidos, que danificam o material por causa da umidade e por causa da substância, que pode atrair insetos.

Situação: Derrubei água na capa de um livro da biblioteca.
Seque imediatamente com um papel absorvente limpo, como papel higienico ou papel toalha, evitando que a água entre em contato com o miolo do livro. Encaminhe à biblioteca para que seja avaliado se há dano. Havendo algum prejuízo no material, ele pode ser reparado na própria biblioteca, ou, nos casos mais graves, será pedida sua reposição.

Situação: Derramei outra bebida (como refrigerane, café, suco) na capa de um livro da biblioteca.
Deve ser adotado o mesmo procedimento, além de manter o material o mais limpo possível e afastado de qualquer possibilidade de contato com insetos, como moscas e formigas, que podem ser atraídos pelo odor e danificar o material.

Situação: O líquido atingiu as folhas do livro.
Nesse caso, coloque folhas absorventes entre as folhas do livro, e encaminhe o mais rápido possível para a biblioteca, onde será avaliado o dano e preocedimento a ser adotado.

Situação: Derrubei água em um livro meu.
No caso da água, o importante é secar o livro o quanto antes para minimizar os danos às fibras do papel, e, consequentemente, as rugas do material. A primeira etapa dessa secagem será a colocação do papel absorvente entre as folhas molhadas, trocando periodicamente sempre que ficarem úmidos. Em seguida, deve-se manter o livro aberto, em local seco e ventilado – uma ideia seria ligar ventiladores próximos ao livro -, lembre-se de virar as páginas úmidas com frequência para que todas sejam secas. Depois disso, é interessante manter o livro fechado em uma prensa, ou na falta dela, sob um ou mais livros mais pesados, para minimizar a distorção das páginas.

Situação: Derrubei outro líquido em um livro meu.
Se for algum líquido diferente de água, é importante tirar a mancha causada pela substância, que, além de alterar aparência das folhas, causa proliferação de fungos. Para isso será necessário passar sobre as folhas, causa proliferação de fungos. Para isso será necessário passar sobre as folhas manchadas um algodão embebido em água destilada, idealmente, e na falta dela, água livre de sais de ferro. Passe o algodão sobre a folha e coloque papel absorvente nas cinco folhas danificadas. O processo deverá ser repetido aproximadamente dez vezes nas folhas mais danificadas. Por último, realiza-se o mesmo procedimento para secagem de água explicado acima.

Anúncios

Um pensamento sobre “Molhei o livro, e agora?

  1. Pingback: Molhei o livro, e agora? | Sistema de Bibliotecas UCS - Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s