Catalogar? O que é isso?

Para que localizemos os livros, periódicos e outros materiais nos catálogos das Bibliotecas, é necessários que os mesmos estejam inseridos no sistema eletrônico ou manual. O catálogo da Rede de Bibliotecas da Unesp é única, ou seja, todas as bibliotecas inserem os registros na Base Athena, utilizando o software Aleph, os registros são recuperados tanto na Base Athena, como pelo Parthenon.

A Biblioteconomia chama esse procedimento de Catalogação, que é a descrição das informações do livro no sistema, permitindo que ele seja localizado pelo usuário.  Entre as principais informações retiradas do livro estão: Autor/Organizador, título, editora, local e data de publicação, número de páginas, assunto, etc.

Na Unesp, utiliza-se o código AACR2 para catalogar, que determina o padrão para inserção dos registros para que eles sejam recuperados quando o usuário procurar tanto por autor e título como por assunto.

É possível montar um catálogo sem utilizar o código?

Sim, para acervos pessoais, pode-se inserir apenas dados básicos do livro, entretanto, para um sistema de bibliotecas, o código facilita a organização de materiais e sua recuperação, já que a quantidade de material disponível é grande.

A maioria dos livros publicados recentemente possui a ficha catalográfica , que pode ser o norteador dos elementos essenciais a serem inseridos no catálogo.

Seção Técnica de Aquisição e Tratamento da Informação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s