Leitora do mês – Beatriz Marinotti

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Beatriz Marinotti

24 anos

5º ano de psicologia

O que você está lendo atualmente? Está gostando?
Estou lendo 1984 de George Orwell. Sim, é muito bom, levanta questões políticas e sociais importantes para reflexões, especialmente neste momento em que nos encontramos, de greve e de diversas manifestações pelo mundo.

Gênero literário preferido?
Romance.

Na sua estante não pode faltar…
Livros de poesia.

Se pudesse viver dentro de um livro, qual seria?
Aqueles cães malditos de Arquelau, de Isaias Pessotti.

Se fosse que indicar um livro, qual seria e por quê?
Dom Quixote de La Mancha, de Cervantes. Este é um livro que mexe muito com a fantasia e a imaginação, e permite uma criatividade. Também levanta a questão da loucura, e como esta é constituída e vista na sociedade. Este livro quebra muitos preconceitos acerca deste assunto, e o apresenta sob outro olhar.

Um personagem marcante…
Werther, do livro Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe.

Dizem que os livros mudam as pessoas, algum livro mudou o seu ponto de vista?
Sim. O livro Ira – Xadrez, truco e outras guerras, de Roberto Torero. Este livro me fez refletir muito sobre as guerras e os sentimentos envolvidos nelas, de pessoas que destroem lugares e outras pessoas. O jeito como ele apresenta a Ira neste contexto é algo que nunca havia pensado, e me fez questionar algumas ideias minhas.

Há algum livro que você já tenha relido algumas vezes e cada vez percebe uma coisa nova?
Existe, na verdade, uma poesia que eu sempre leio, e que cada vez apreendo algo novo dela. Não é um livro, mas é o que eu mais leio e, ainda, minha poesia preferida. Se chama Soneto de Separação de Vinicius de Moraes.

Se tivesse o poder de mudar a vida de algum personagem qual seria e por quê?
Mudaria a vida de Bentinho, o Dom Casmurro. Na minha história, ele seria capaz de entender que é possível alguém o amar, apesar de todos os seus problemas e complicações, como todo ser humano. Viver desconfiado de tudo, como ele vive, não permite que ele acredite ser bom e capaz de fazer bem à alguém, especificamente à Capitu, que o amava, e que ele nunca pôde acreditar nisso.

Alguém a influenciou a ler? Como começou a gostar de ler?
Sim, meus pais, que sempre amaram os livros, e sempre nos incentivaram a ler (eu e meus irmãos). Por isso tenho o costume de ler e ouvir histórias desde pequena. Dos livros científicos, especificamente, comecei a gostar quando meu orientador Jonas me indicou alguns livros para pesquisa, e descobri o quanto gostava de ler sobre assuntos que realmente despertam meu interesse.

Algum livro já a fez chorar?
Vários. Dois que me marcaram foram O Menino do pijama listrado, de John Boyne e Miguilim, do Guimarães Rosa.

Já teve uma decepção literária?
Sim. Anna Karenina, do Tolstói. Comecei a ler este livro muito empolgada, porque gosto do autor, e o começo foi realmente muito bom. Mas da metade para a frente não aguentava mais, ele ficou realmente chato, e eu não conseguia terminar. Quando consegui chegar no final, ele me surpreendeu e terminou muito bom, tanto quanto começou. Mas foi uma tortura para ler.

Aqui no blog, você sempre encontra um leitor do câmpus respondendo a perguntas relacionadas às suas preferências de leitura. Se você gostaria de ser o próximo leitor do mês, ou gostaria de sugerir alguém para estar aqui, mande um e-mail para camila@bauru.unesp.br

Um pensamento sobre “Leitora do mês – Beatriz Marinotti

  1. Essa entrevista está muito boa! A aluna Beatriz parece possuir um vasto repertório literário, possibilitando um ótimo diálogo com a entrevistadora, abarcando desde uma simples reflexão até uma intensa emoção nas relações com os livros. Parabéns!

Deixe um comentário

