Experiência de Leitura: O Pirotécnico Zacarias

Aos dez anos, sem que no momento percebesse, recebi um spoiler do restante de minha vida. E da mesma forma de quando vemos um filme que já sabemos detalhes apenas quando os acontecimentos que já conhecia chegaram pude compreendê-los. O autor destas revelações foi um escritor esquecido mas com um talento do qual cada linha, cada frase, pesaram profundamente em todos os que se dispuseram a entendê-lo: Murilo Rubião.

Um livro para adolescentes que ficarão encantados e assombrados com suas fantasias. Um livro de apenas oito contos, menos de 70 páginas contendo dragões, mágicos, mortos que vivem, cidades assombradas, entre outras coisas fantasiosas que sob uma roupagem de conto de fadas revela um lado terrível da vida. Isto é o que é mostrado em “O Pirotécnico Zacarias”.

Porque quando jovens, ao conhecermos algo como o fofo animalzinho de “Teleco, o coelhinho” que após exigir um cigarro docemente observa o mar, é impossível não se interessar tanto pela estranheza quanto pelo carisma desta história. Somente anos depois, quando nós mesmos já houvermos passado por várias transformações, percebemos a lógica dos vários animais nos quais Teleco se transforma, e a de sua morte, como um farrapo de criança, uma tragédia pela qual todos passamos.

E qualquer um que já tenha tido um talento em alguma época vai se identificar com a desilusão do “Ex-mágico da Taberna Minhota”. Quando tudo era possível o mundo é o tédio no qual até mesmo as feras preferem ser devoradas a persistir existindo. Mas a solução única que se apresenta é mergulhar neste tédio, que mata até magia que torna tudo possível bem no momento em que ela mais seria necessária.

Dos vários aspectos que este pequeno livro, que vivo a reler, vai apresentando as perdas são as constantes mais dolorosas que se apresentam. O homem velho e cego, que com a lembrança de sua amada retorna a juventude, ao perdê-la novamente também perde a visão e a esperança.

O que falar do próprio conto que dá o titulo ao livro? É a historia de um morto narrada por si mesmo. E na sua descrição passamos a nos perguntar até que ponto nós vivemos, como aproveitamos nossa vida ou apenas agregamos conhecimento inútil para realizar coisas inúteis. Até onde nossa vida é realmente uma vida a ser aproveitada?

Ao ler este texto percebo que ele está se tornando amargo e talvez esteja afastando algum possível leitor. É um erro. Sim, é um livro com personagens em sua maioria solitários e desiludidos, mas é também um livro fantástico que mostra como o fantástico é imprescindível para a vida. Uma coletânea de contos em que a realidade fantástica demonstra o quanto um pouco de imaginação ajuda a entender a vida e a vivê-la.

Rui Carodi

Anúncios

Um pensamento sobre “Experiência de Leitura: O Pirotécnico Zacarias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s