Políticas públicas da Educação Especial e Inclusiva: temática é foco da disciplina 2 dos seis novos cursos do Redefor

Imagem

Analisar os principais documentos legais e as diretrizes que garantam a escolarização do estudante da Educação Especial. Esse é o objetivo da disciplina “Políticas Públicas: Educação Especial e Inclusiva”, iniciada em 2 de abril para os cursistas dos seis novos cursos do Redefor nas áreas das Deficiências Auditiva, Física, Intelectual e Visual; Transtorno Global de Desenvolvimento/Autismo; e Altas Habilidades/Superdotação.

De autoria das professoras Olga Maria Pizentim Rolim Rodrigues e Vera Lucia Messias Fialho Capellini, essa nova etapa também visa promover discussões de aspectos éticos que permeiam as relações humanas e de trabalho entre os profissionais na escola e nas relações dos educadores com os estudantes.

Com a disciplina, os cursistas terão acesso a documentos internacionais, nacionais e do estado de São Paulo na área da Educação Especial e, dessa forma, espera-se que os pós-graduandos cheguem ao fim da disciplina com os conhecimentos necessários para consulta-los e analisá-los. “Nossa prioridade serão os documentos mais atuais que legislam a educação dos estudantes da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, ressalta a professora Olga.

A afirmação é completada pela autora Vera, que explica que pretendem com os conteúdos programados para a disciplina, subsidiar condições para que haja reflexão individual e coletiva no que diz respeito ao contexto histórico da política do estado de São Paulo, em que poderão ser identificados os avanços e lacunas existentes. “Esperamos que os cursistas tenham condições de ir além das letras das leis e possam desenvolver conhecimentos que contribuam para a construção de um sistema escolar verdadeiramente inclusivo”, finalizou.

Com duração de três semanas, a disciplina contará ainda com atividades avaliativas, vídeo de apresentação e um encontro presencial. Os conteúdos educacionais produzidos serão disponibilizados nas agendas do Ambiente Virtual de Aprendizagem, como o texto “O Direito da Pessoa com Deficiência: marcos internacionais”, aberto a qualquer pessoa interessada no Acervo Digital da Unesp por meio do endereço http://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155248/1/unesp-nead_reei1_ee_d02_texto01.pdf

Soraia Marino/NEaD

http://www.unesp.br/portal#!/noticia/13867/politicas-publicas-da-educacao-especial-e-inclusiva/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s