TV Unesp e Portal Opera Mundi exibem aulas públicas

Imagem

A TV Unesp, em parceria com o site Opera Mundi, exibe a partir desta segunda-feira (14/04), a segunda temporada da série de programas “Aula Pública Opera Mundi”. As aulas foram gravadas em janeiro, com participação do público, no campus da Unesp em Bauru.

A proposta das aulas públicas é trazer discussões sobre assuntos atuais e de repercussão internacional, sob o ponto de vista de grandes intelectuais e especialistas nos temas abordados. Nesta temporada, participaram Franklin Martins, Nalu Faria, Reginaldo Nasser, Roque Monteleone, Manolita Correia Lima, Gilberto Maringoni e Haroldo Ceravolo Sereza.

No primeiro programa (que vai ao ar no dia 14/04), o jornalista e cientista político Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) até 2010, fala sobre a necessidade da regulamentação dos meios de comunicação de radiodifusão no Brasil.

No segundo programa (do dia 21/04), o jornalista e professor Gilberto Maringoni comenta sobre a situação da Venezuela após a morte de Hugo Chavez. Maringoni trouxe argumentos para analisar se a situação política vivida hoje pelo país pode ser tratada ou não como democracia. Maringoni é doutor em História pela Universidade de São Paulo, professor da Universidade Federal do ABC e autor do livro “A Venezuela que se inventa – poder, petróleo e intriga nos tempos de Chavez”.

No terceiro programa (do dia 28/04) , a psicóloga Nalu Faria, integrante da Secretaria Nacional da Marcha Mundial das Mulheres, discute sobre o aborto. Na visão dela, o tema deve ser analisado como um problema de saúde pública, já que põe em risco a vida das mulheres, principalmente nos países mais pobres onde o procedimento é proibido.

No quarto programa da série (do dia 05/05), Haroldo Ceravolo Sereza aborda um tema que chamou a atenção de estudantes secundaristas. Ele analisou a obra naturalista “O Cortiço” – livro do escritor brasileiro Aluísio Azevedo obrigatório na maioria dos vestibulares – sob a perspectiva econômica. Durante a aula, Sereza, que é doutor em literatura, abordou como a construção dos personagens da obra retrata a realidade da população pobre do Rio de Janeiro no final do século 19.

No quinto programa (do dia 12/05), Manolita Correia Lima aborda a internacionalização da educação e os intercâmbios acadêmicos e culturais entre universidades de diferentes países. Mestre em Sociologia dos Espaços Construídos, pela Universidade de Paris e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Manolita defende a necessidade de cooperação solidária no âmbito educacional, promovendo estímulo à transferência e compartilhamento de experiências para fortalecer intercâmbios e parcerias entre instituições de ensino superior.

No penúltimo programa da série (do dia 19/05), o ex-inspetor e perito da ONU Roque Monteleone explica o que são as armas de destruição em massa, onde e como são produzidas e qual seu poder de destruição. Em 2013, o assunto tomou conta do noticiário internacional, principalmente por conta das denúncias de ataques na Síria.

A última aula a ser exibida (no dia 26/05) será com o professor da PUC-SP, Reginaldo Nasser. Ele falou sobre a chamada “Primavera Árabe” – como ficaram conhecidos os levantes populares desencadeados a partir de 2011 em países do Norte da África e no Oriente Médio, provocando a queda de ditadores históricos. Sua análise chama a atenção pelo olhar livre de preconceitos, comuns na visão ocidental a respeito dos costumes e da cultura nos países árabes.

Serviço
Aula Pública Ópera Mundi: a partir de 14 de abril, na TV Unesp
Exibições: segundas (20h30), com reapresentações nas quartas (18h30) e sextas (20h30).
Chamada institucional do programa: http://youtu.be/EDIesPVAfJo
Chamada do primeiro programa com Franklin Martins: http://youtu.be/87PQYutYVh4
Endereço para assistir aos programas da primeira temporada: http://www.tv.unesp.br/operamundi

Sintonize a TV Unesp: canal 45 UHF / canal 46.1 HD / www.tv.unesp.br

Assessoria de Comunicação e Imprensa

http://www.unesp.br/portal#!/noticia/13882/tv-unesp-e-portal-opera-mundi-exibem-aulas-publicas/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s