Atletas com deficiência participam de jogos na Unesp-Bauru

Imagem
Laboratório Didático de Esportes Aquáticos recebe competição paraolímpica

A Faculdade de Ciências (FC) da Unesp recebeu, no início de abril, 20 jovens de 12 a 17 anos no Laboratório Didático de Esportes Aquáticos, mais precisamente na piscina, sendo que os quais participaram das preliminares dos jogos escolares que reuniu estudantes da rede pública e privada. São várias as modalidades de esporte e em Bauru foram realizadas as provas de natação para competidores paraolímpicos e normais.

A piscina da FC foi fundamental para quem sonha em chegar mais longe, pois foi uma das três seletivas regionais que definem os competidores que vão disputar os jogos estaduais que serão realizados sem agosto na capital. Os melhores atletas de são Paulo vão defender o Estado nos jogos nacionais que acontecem em novembro.

Nas seletivas regionais disputam jovens com deficiência física, intelectual e visual, sendo que ganhar ou perder não é importante e sim entender o benefício do esporte para cada um.

Sergio Gatto, coordenador da seletiva, destaca que existem jovens que estão pela primeira vez participando e competindo, mal praticam a natação, entretanto, ao conviver com outros jovens com deficiência entendem que não são únicos. “Trata-se de um ambiente super legal, agradável, cair na piscina e gostar da natação e continuar praticando isso pela vida dele, é uma tremenda vitória, nós já ganhamos com essa atitude”, explica.

O professor Júlio Wilson dos Santos, Chefe do Departamento de Educação Física, destacou a importância do evento na FC para os alunos do curso de Educação Física, pois além de colaborar com a Secretaria Estadual de Educação, propiciou aos alunos um contato com esse tipo de competição. “Foi muito importante pois essas seletivas, normal e de paranatação, nossos alunos vivenciaram na pratica esse tipo de competição que é muito difícil acontecer aqui no câmpus, além de colaborar com o esporte estadual escolar. Ao mesmo tempo a Universidade tem a contrapartida por ter a oportunidade de vivenciar esse tipo de competição”, pontuou. 

Contato: assessoria@fc.unesp.br

João Moretti Junior/FC/Bauru, com colaboração de Guilherme Tavares (TV Unesp)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s