Pesquisa sobre crianças com problemas de comportamento. É avaliada efetividade de uma intervenção em grupo.

Imagem

A dissertação ‘Avaliação da efetividade de uma intervenção em grupo para crianças com problemas de comportamento’, de Alessandra Pereira Falcão, pesquisadora do LADS – Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde, foi apresentada em fevereiro na Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. A orientação é de Alessandra Turini Bolsoni-Silva.

Resumo
Crianças que apresentam problemas de comportamento vêm sendo a preocupação de pais e equipe pedagógica que procuram por ajuda em consultórios psicológicos. Nesse trabalho problemas de comportamento são entendidos como: ‘déficits ou excessos comportamentais que prejudicam a interação das crianças com pares e adultos e que dificultam o acesso da criança a novas contingências de reforçamento, que por sua vez, facilitariam a aquisição de repertórios relevantes de aprendizagem’.

Foram identificadas e descritas através de pesquisas duas categorias de problemas de comportamento os internalizantes e externalizantes. Problemas de comportamento são multideterminados. Descrever a função do comportamento problema pode ser útil para avaliar e intervir junto a crianças com tais dificuldades. O termo habilidades sociais pode ser aplicado às diferentes classes de comportamentos sociais que fazem parte do repertório de um indivíduo e que contribuem para a competência social.

As Habilidades sociais podem promover o desenvolvimento e prevenir o aparecimento de problemas de comportamento, possibilitando que as crianças interajam de uma forma mais positiva aumentando a chance de acesso ao reforçamento social. Parte-se do pressuposto que problemas de comportamento e habilidades sociais possuem a mesma função e assim ao se instalar um repertório socialmente habilidoso o indivíduo não necessita mais apresentar problemas de comportamento.

O objetivo do estudo foi avaliar a efetividade de uma intervenção em grupo. Para tanto, foi elaborado um procedimento de intervenção em grupo para o ensino das habilidades sociais funcionalmente concorrentes aos problemas de comportamento encontrados na literatura da área. Os participantes foram 7 crianças que frequentavam o segundo ano do ensino fundamental e foram diagnosticados clínicos para problemas de comportamento por pais e professores.

A intervenção constou de 8 sessões em que foi realizado o ensino de habilidades sociais previamente definidas por meio de análise funcional, role-playing, teatro, desenho e análise dos comportamentos apresentados pela personagem principal de um filme infantil. A avaliação dos participantes foi realizada antes e após a intervenção por instrumentos (CBCL, TRF, QRSH) e pela tabulação dos comportamentos apresentados durante as sessões.

Para a definição das habilidades trabalhadas foi realizada uma revisão dos estudos que envolviam problemas de comportamento e avaliada a partir da análise das diferenças nos repertórios de crianças clínicas e não clínicas para problemas de comportamento quais as habilidades deveriam ser enfatizadas para que as crianças clínicas se tornassem habilidosas socialmente. Os resultados mostraram que as crianças ampliaram significativamente o repertório de habilidades sociais após a intervenção. Os problemas de comportamento se mantiveram em baixa frequência durante toda a intervenção. Os resultados comprovam que à medida que a criança apresenta habilidades sociais há redução dos problemas de comportamento. O procedimento foi capaz de ensinar habilidades sociais.

Nome do trabalho: Avaliação da efetividade de uma intervenção em grupo com escolares para a promoção de melhores interações sociais
Autor: Alessandra Pereira Falcão
Orientador: Profª Drª Alessandra Turini Bolsoni Silva
Integrantes da banca: Profª Drª Patrícia Alvarenga e Profª Drª Luciana Carla dos Santos Elias
Data da apresentação: 14/02/2014
Unidade: Faculdade de Ciências de Bauru

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s