Repositório Institucional Unesp completa um ano

repositorio-institucional-unesp
Criado há um ano, o Repositório Institucional Unesp reúne aproximadamente 71 mil documentos, entre artigos, trabalhos apresentados em eventos, dissertações, teses, e-books e patentes. “A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade dos resultados das pesquisas realizadas na Universidade”, comenta Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora no exercício da Reitoria. “Potencializa ainda o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais”, acrescenta Maria José Soares Mendes Giannini, pró-reitora de Pesquisa.
Os repositórios institucionais, diferentemente das bibliotecas digitais, lidam com documentos resultantes da produção da instituição e de seus membros, por exemplo, os artigos e os trabalhos apresentados em eventos por docentes e pesquisadores e as teses e dissertações defendidas em seus cursos de pós-graduação. Já as bibliotecas digitais lidam com documentos que não foram necessariamente criados na instituição ou por seus membros, por exemplo, periódicos científicos, e-books assinados e conteúdo multimídia para aulas na graduação.

Inclusões
A atual cobertura do Repositório decorre de um conjunto de metas que vêm sendo alcançadas desde seu lançamento e implantação, como inclusão dos artigos, trabalhos e resumos apresentados em eventos indexados nas bases de dados Web of Science e Scopus e de autoria ou co-autoria de pesquisadores da Unesp; dos artigos publicados por pesquisadores da Unesp em periódicos da SciELO e em periódicos apoiados pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe); das dissertações e das teses defendidas na Universidade e disponíveis em formato digital; dos e-books da coleção Propg Digital e e da Fundação Editora Unesp; e das patentes produzidas por pesquisadores da Unesp.
Armazenar, preservar, disseminar e possibilitar o acesso aberto à produção da Universidade tem sido o objetivo norteador do Repositório. “A identidade visual transmite a ideia de armazenamento, de disseminação e de divulgação. O logotipo foi concebido a partir da parceria entre a equipe do Repositório e a empresa júnior Design Júnior, do Câmpus de Bauru, representa também um universo em expansão, no caso a própria Unesp, e, ao mesmo tempo, a convergência do conhecimento em um só lugar, que é o Repositório”, conta Flávia Maria Bastos, responsável pela Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e atual coordenadora executiva do Repositório.

Próximas ações
Desde a implantação do Repositório, a equipe tem trabalhado na inclusão de funcionalidades que agreguem valor ao Repositório e à produção da Unesp, tais como o fator de impacto dos periódicos em que os artigos foram publicados e o número de citações que os artigos receberam nas bases de dados Web of Science e Scopus.
A inclusão de outras funcionalidades e de procedimentos para o desenvolvimento e a melhoria contínua do Repositório está nos planos do Grupo Gestor, sendo que os esforços atuais estão centrados na viabilização do autoarquivamento de dissertações e de teses. “Isso garantirá maior visibilidade às pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação da Universidade”, informa a coordenadora acadêmica Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti.
O autoarquivamento também fomentará junto à comunidade da Unesp o uso do Repositório e a percepção dos benefícios trazidos por ele, abrindo caminho para outras ações que permitiram maior interação entre a comunidade e esse importante ambiente de acesso à informação.
O armazenamento de outros tipos de documentos também figura entre as ações futuras. Recentemente, por exemplo, foram incluídas as patentes desenvolvidas na Universidade. “O objetivo, a médio e longo prazos, é que o Repositório Institucional seja reflexo da dimensão da Unesp nos termos da produção resultante de suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão”, informa a coordenadora geral do projeto, Tania Regina de Luca.

Endereço do Repositório Institucional Unesp: http://repositorio.unesp.br/

Repositório Institucional Unesp em números

Tipo de documento

Quantidade

Artigos
43.262

Trabalhos e resumos apresentados em eventos
5.279

Dissertações
13.998

Teses
7.006

Livros e capítulos de livros
234

Patentes
143

Outros (resenhas, editoriais, cartas e notas)
1.364

Total
71.286

Parceria institucional
Além de visar à produção da própria Universidade, o Repositório Institucional Unesp integra parceria com os repositórios da USP e da Unicamp para criação do Repositório da Produção Científica Cruesp (http://www.repositorio.cruesp.sp.gov.br/). As atividades de planejamento e de desenvolvimento do Repositório Institucional Unesp iniciaram em fevereiro de 2013, a partir da Portaria Unesp nº 88, que estabeleceu o Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional Unesp, constituído por membros da Reitoria, das Pró-Reitorias, da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) com o objetivo de implantar, desenvolver e manter o repositório institucional da Universidade. Ele foi implantando e apresentado à comunidade durante a 4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto (Confoa), realizada em outubro de 2013, em São Paulo (SP).

Assessoria de Comunicação e Imprensa

http://www.unesp.br/portal#!/noticia/15271/repositorio-institucional-unesp-completa-um-ano/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s