Prêmio Jovem Cientista é apresentado para a Unesp Inscrições vão até 19 de dezembro

A 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista foi apresentado na última terça, 4 de novembro, para diversas unidades da Unesp, em uma videoconferência realizada na Reitoria com técnicos do Serviço de Prêmios do CNPq (Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O tema deste ano é Segurança Alimentar e Nutricional e as inscrições vão até 19 de dezembro.

O prêmio é voltado para doutores, mestres e estudantes do ensino superior e do ensino médio. As áreas do conhecimento envolvidas são: Agricultura Familiar, Agroindústria, Agronomia, Bioquímica, Biotecnologia, Ciência de Alimentos, Ecologia, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Medicina, Microbiologia, Nutrição, Química, Saúde Pública, Sociologia Rural e Ambiental, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos Dietéticos e Nutricionais, Toxicologia de Alimentos.

Altino Lisboa, chefe interino do Serviço de Prêmios do CNPq, afirma que o tema do prêmio foi escolhido por sua importância ao país. “Segurança alimentar envolve desde a produção até o consumo e questões diversas como novas tecnologias e o clima”. Segundo Lisboa, a visita a São Paulo tem o objetivo de “abrir um canal de maior aproximação com as universidades”. Além da Unesp, ele visitou a USP e a Unip.

São oferecidas 11 linhas de pesquisa para mestres, doutores e estudantes do ensino superior, como Novas tecnologias para produção de alimentos saudáveis e funcionais da biodiversidade brasileira; Inovação em política de segurança alimentar para a merenda escolar; Inovações tecnológicas no abastecimento de alimentos e Biossegurança de organismos geneticamente modificados. Entre as cinco linhas de pesquisa para estudantes do ensino médio estão Hábitos alimentares: da gestação à terceira idade e Soluções para a desnutrição e a obesidade.

A videoconferência foi promovida pelas pró-reitorias de Pesquisa e de Pós-graduação e teve entre seus participantes presidentes de comissões de pesquisa e coordenadores da graduação e da pós-graduação.

“Espero que a Unesp participe ativamente da premiação. Temos um potencial muito grande para isso”, disse a professora Maysa Furlan, assessora da pró-reitoria de Pesquisa. “É uma oportunidade imperdível de mostrar a força que a Unesp tem na área de produção de alimentos”, completou o professor Sony Bicudo, assessor da pró-reitoria de Pós-graduação. “E conclamamos todos os orientadores a estimularem os alunos a participarem, pois qualidade não nos falta e uma premiação acompanha o estudante pela vida inteira”, concluiu Bicudo.

O Prêmio Jovem Cientista conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.

SERVIÇO
XXVIII Prêmio Jovem Cientista
Informações sobre o evento na Unesp: ivete@reitoria.unesp.br

Informações sobre o prêmio: http://www.jovemcientista.cnpq.br/

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=WDpRej4EUNE

Dênio Maués
http://www.unesp.br/portal#!/noticia/15831/premio-jovem-cientista-e-apresentado-para-a-unesp/pjc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s