Programa Recicla Unesp será implantado em Bauru

programa-recicla-unesp
Projeto visa introduzir mentalidade de desenvolvimento sustentável

A Faculdade de Ciências (FC) por meio do professor Paulo Noronha – Vice-diretor encaminhou convite à comunidade interna para participarem da apresentação do Programa RECICLA-Unesp, coordenado pela professora Rosane Ap. Gomes Battistelle, do Depto de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia (FE) de Bauru. O evento foi realizado no dia 2/12/2014 – terça-feira, na sala 46. Na ocasião o professor Aloisio Costa Sampaio do Depto de Ciências Biológicas enalteceu a iniciativa e confirmou o projeto a ser implantado na FC, nos moldes da Faculdade de Engenharia. “Teremos um procedimento semelhante em nossa Unidade, já adquirimos os contentores grandes e individuais, camisetas com a logomarca para que possamos recolher os recicláveis. Ou seja a estrutura física que demanda recurso, já está adquirida, passaremos para a parte de divulgação e conhecimento do programa em andamento”, explicou Sampaio. A professora Rosane Battistelle explicou que o projeto existe desde 2007 na FE, quando montou todo o projeto ambiental e o objetivo é a introdução de uma gestão adequada para os Resíduos Sólidos – RS no Câmpus de Bauru. “Realizamos várias etapas, a primeira foi capacitar nossos funcionários, como abraçar a causa do programa. Na segunda, tivemos a participação de alunos de engenharia na coleta e pesagem nos departamentos – somente papel e plástico – e uma vez por mês levamos todo o material até uma central de triagem e reciclagem, as cooperativas de descarte”, narrou o projeto. Ela ainda destaca que são recolhidos cerca de 1500 quilos de material, sendo que foram preparados, por meio de palestras e incentivos, os funcionários das empresas terceirizadas no sentido de coletar e armazena-los. O dinheiro arrecadado, pouco por sinal, pois uma carga vendida não chega aos 100 reais, são utilizados na compra de sacos, canecas e camisetas. Ela ainda destaca que a meta é diminuir o consumo e produção de resíduos, separar os tipos de papel – branco dos demais, distribuir caixas de descarte pelos departamentos. “Sabemos que em nossas atividades, alunos, docentes e servidores das áreas administrativas disponibilizamos grande quantidade de papéis, então ao gerarem esses resíduos, pois a coleta seletiva pode estimular a organização social”, pontuou.
O professor Paulo Noronha explica que a FC estará engajada no processo e, mesmo a longo prazo, todos receberão as devidas orientações. “Vamos trabalhar com os alunos que chegam, ou seja, os calouros, com campanhas planejadas e estruturadas, além dos veteranos, docentes e servidores técnico-administrativos, pois vamos implantar com sucesso essa mentalidade de desenvolvimento sustentável na Unidade”, comemorou.
No próximo dia 16/12, na mesma sala 46, às 14h30min, o professor Aloísio Costa Sampaio e demais envolvidos estarão ministrando mais uma etapa do projeto a fim de capacitar os servidores da limpeza terceirizados da FC. Todos da Unidade estão convidados para participarem e conhecerem melhor o projeto.

João Moretti Junior – Assessoria de Imprensa – FC/Unesp/Bauru

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s