Memórias da Unesp na ditadura civil-militar (1964 – 1985). Evento e lançamento de livro ocorre dia 12/3, às 18h30, em São Paulo

tenho

No dia 12 de março de 2015 às 18h30, haverá o lançamento do livro seguido de debate sobre o projeto de pesquisa ‘Tenho algo a dizer: memórias da Unesp na ditadura civil-militar (1964-1985)’ (São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2014), realizado em 2013 e 2014 pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp e o OEDH – Observatório de Educação em Direitos Humanos, ambos da Unesp. A pesquisa foi realizada com fontes documentais do Cedem e por meio de depoimentos de professores, ex-professores e ex-alunos da Unesp, gravados durante mais de 20 horas, em áudio e/ou vídeo. O período pesquisado abrangeu acontecimentos ocorridos pós-1964 nos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo, que deram origem à Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, criada em 1976. O resgate das memórias dessas lutas do passado subsidia a compreensão do presente e aponta caminhos para o futuro. O momento histórico do país exige reformas importantes socioeconômicas e políticas para garantir um avanço da democracia liberal, ainda muitas vezes formal, para uma democracia social participativa. Somente assim serão garantidos a todos os direitos sociais econômicos e culturais além dos civis e políticos. A Universidade brasileira não pode ficar fora desta luta.

Temas e os autores que farão a comunicação
– Pelo direito à memória e à verdade na Unesp:  Clodoaldo Meneguello Cardoso – possui graduação em Filosofia pela PUC de Campinas, graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração-Bauru e Universidade de Marília, mestrado e doutorado em Educação pela Unesp em Marília. É professor aposentado do departamento de Ciências Humanas da Unesp em Bauru.
– A universidade nos tempos da Guerra Fria e da Ditadura Militar: contestação e repressão – Antonio Celso Ferreira: possui graduação em História pela Universidade de Brasília, mestrado em História Econômica e doutorado em História Social, ambos pela USP. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em História da Unesp e atualmente é prof. titular da Unesp, ambos em  Assis.
– Institutos Isolados, Unesp e a ditadura; Tenho algo a dizer sobre a ditadura na Unesp: Maria Ribeiro do Valle – Possui graduação em Ciências Sociais pela USP, graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guaxupé mestrado e doutorado em Educação, ambos pela Unicamp. Atualmente é professora assistente doutora da Unesp em Araraquara.
Obs.: a profa. dra. Anna Maria Martinez Corrêa é também coautora do capítulo: Institutos Isolados, Unesp e a ditadura.

Inscrições gratuitas – enviar nome completo, e-mail e instituição para:
Sandra Santos (organização e produção sob a coordenação da profa. dra Sonia Stroitiño),
e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Data, horário e local: 12/03/15 às 18h30: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé) (11) 3116–1701
Duração: 2h30 – Vagas limitadas: 60
Certificado de participação: deverá ser retirado na noite do evento
www.facebook.com/cedemunesp –  www.cedem.unesp.br

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s