Perguntas frequentes

Acervo

O que fazem com os jornais?

A Biblioteca assina quatro jornais: Bom dia, Folha de S. Paulo, Jornal da Cidade e O Estado de S. Paulo. Eles ficam disponíveis para leitura em frente ao balcão de atendimento, junto aos sofás no dia em que chegam. Os jornais dos dias anteriores ficam guardados por seis meses em dois locais: aqueles do mês corrente ficam no último corredor das estantes móveis de periódicos; os dos meses anteriores ficam agrupados por título e mês próximo ao armário de CDs.

Onde que ficam TCCs de 2012?

A Biblioteca recebeu em seu acervo físico trabalhos de conclusão de curso até 2009. Devido a falta de espaço, nos anos seguintes só foram aceitas versões digitais que são catalogadas na Biblioteca e enviadas à Coordenadoria Geral de Bibliotecas que os insere na biblioteca digital C@pelo.

Eu preciso do livro X. Como faço para a Biblioteca comprar?

O aluno pode solicitar a inclusão do livro que precisa ao professor da disciplina, ao cordenador do curso ou na própria biblioteca por meio da caixa de sugestões. A solititação será analisada e poderá fazer parte da lista de itens que a biblioteca solicita para compra.

Tem CD/Vídeo/DVD na biblioteca?

A Biblioteca possui CDs, Fitas de Vídeo e DVD que servem de material de apoio para estudo. Normalmente, esses CDs vêm encartado em livros que a Biblioteca possui no acervo. Para emprestar um material desse tipo, é necessário fazer a pesquisa da mesma maneira que a de um livro e, se disponível, anotar a localização e pedir no balcão de atendimento.

Cadastro

Estou com o cadastro desatualizado, o que preciso fazer?

Se você não possui o cadastro biométrico, é necessário que entre no site da Biblioteca, acesse o menu “Visita Orientada Virtual”, leia as informações, e preencha o questionário. Em seguida, apresente no balcão de atendimento CPF, RG (ou CNH), Comprovante de Residência (de Bauru, ou da cidade de origem) e comprovante de vínculo com a Unesp. Se você já possui o cadastro biométrico, mas precisa atualizar seu e-mail, endereço ou vínculo com a Unesp, traga seu comprovante ao balcão de atendimento.

O que vale como comprovante de vínculo?

Para alunos de Graduação: Atestados de matrícula emitidos pela Seção de Graduação ou pelo sistema acadêmico, carteira de estudante emitida pela faculdade; Para alunos do CTI: Atestado de matrícula ou carteira de estudante emitida pelo CTI; Para funcionários e professores: Holerite, Carteira Funcional, Declaração do RH; Ex-alunos: Diploma, Certificado de Conclusão de Curso ou equivalente.

Eu tenho uma carteirinha da biblioteca, ela ainda é válida?

Não, desde 2010 é realizado o cadastro biométrico, que inclui foto e impressões digitais além das informações presentes no cadastro antigo. Desde 1º de janeiro de 2011, somente aqueles com cadastro biométrico podem realizar empréstimos.

Esqueci minha senha, como faço para mudar?

Se você não é capaz de lembrar sua senha, ao acessar suas informações pelo Athena, há opção “Esqueci minha senha” abaixo do campo “Senha”. Ao clicar no link, será requisitado seu CPF e a senha será enviada para o seu endereço de e-mail cadastrado na Biblioteca. Por isso, é importante manter seu endereço de e-mail sempre atualizado em nosso cadastro.

Preciso mesmo levar RG, CPF, Comprovante de Matrícula e de Residência para fazer o cadastro?

Sim, todos os documentos são necessários. O RG e a CPF podem ser substituídos pela Carteira de Motorista ou pela Carteira de Identidade Profissional. Para aqueles que não possuem o cartão plástico do CPF, é necessário informar o número. Os alunos de pós-graduação são dispensados de apresentar comprovante de matrícula desde que seu nome conste na lista de alunos que se encontra no balcão de atendimento.

Conduta

Eu posso entrar na biblioteca comendo?

É permitido entrar na biblioteca ingerindo alimentos ou bebidas, mas é proibida a entrada no acervo nesse caso. Para manter a boa conservação dos livros, recomendamos que nenhum material da biblioteca seja manuseado próximo a alimentos ou bebidas.

Posso deixar minha bolsa no balcão?

Não. A Biblioteca disponibiliza 83 armários para bolsas e 18 gavetas para pastas A2, cujas chaves podem ser emprestadas no balcão de atendimento. Não nos responsabilizamos por bolsas, mochilas, objetos ou livros deixados sobre armários ou mesas, nem itens esquecidos dentro dos armários.

Posso entrar no acervo com notebook?

Sim. Também é permitida a entrada com estojos pequenos, caderno, folhas de papel. Não se pode entrar com pastas, mochilas, bolsas, livros, capacetes e alimentos.

Por que não posso entrar com livro no acervo?

Para melhor controle do material da biblioteca, não é permitida a entrada no acervo com livros próprios ou emprestados.

Consulta

Onde ficam os livros do Professor X ou da matéria Y?

A biblioteca não tem acesso a bibliografia sugerida pelos professores. Nos sites Athena  e Parthenon, você pode realizar pesquisas pelo título ou autor da obra, e também por assuntos e palavras chaves, além de vários outros filtros disponíveis nos sites.

Empréstimos e Devoluções

Eu já estou com um livro em casa, posso pegar outro?

Sim. O limite de empréstimos para cada categoria de cadastro pode ser conferido no nosso site: http://www.biblioteca.bauru.unesp.br/#!/servicos/emprestimo/

Posso emprestar dicionários e ou enciclopédias?

Sim, pelo periodo de cinco horas. Caso haja atrasos a multa é por hora.

A gente pode emprestar os TCCs?

Sim. O número de TCCs que podem ser emprestados e o prazo de empréstimos são iguais aos de livros. No entanto, usuários Flex e Externo não podem emprestar TCCs nem Teses.

Posso emprestar livros em outra Unesp?

Sim, exceto usuários externos. Para isso, você deve estar com o cadastro ativo e atualizado nessa Biblioteca.

Posso emprestar livro de outra universidade?

Sim, da USP, Unicamp e USC. Você pode solicitar pedidos de EEB (Empréstimos Entre Bibliotecas) que serão atendidos conforme a disponibilidade na biblioteca de origem.

Posso devolver esse livro e pegar no nome do meu amigo?

Não. Você só pode emprestar livros em seu nome.

Posso fazer a devolução por outra pessoa?

Sim, tanto na autodevolução como no balcão de atendimento.

Posso devolver livros de Assis aqui?

Sim. Você pode devolver qualquer livro em qualquer biblioteca da Rede Unesp, entretanto, as pendências resultantes de atraso ou outros problemas devem ser resovidas na unidade de origem.

Posso renovar os livros no balcão?

Não. A renovação deve ser feita pelo sistema Athena ou Parthenon até a data de devolução, em qualquer computador que disponha de internet.

EEB

Quanto tempo demora para chegar um pedido de EEB?

Depende da disponibilidade do material na unidade de origem. O prazo médio entre unidades da Unesp é de dez dias.

Quanto tempo eu tenho para retirar o livro de EEB que chegou?

Até o último dia do empréstimo. Esta informação consta no email que é enviado comunicando o empréstimo do livro em seu nome, e tambem pode ser consultada nos dados de seu cadastro.

Se eu não retirar o livro de EEB que chegou para mim, o que acontece?

O livro é devolvido a unidade de origem após o periodo de empréstimo.

Livros de EEB contam como empréstimo?

O empréstimo de EEB conta de forma separada dos demais materiais.

Fapesp

A biblioteca ajuda na Fapesp?

O câmpus conta com um ponto de apoio da Fapesp que funciona na Biblioteca, tendo a funcionária Neusa como responsável.

Internet

Como eu acesso a rede wireless?

A rede sem fio do câmpus exige que o usuário faça as configurações necessárias em seu equipamento e use login e senha de autenticação: a) do Sistema Acadêmico de Graduação, se for aluno de graduação; b) do Portal de Sistemas da Unesp, se for aluno de pós-graduação; c) do Sistema RH Online, se for docente ou funcionário. Para mais detalhes acesse: http://sa.bauru.unesp.br/#1,2. Para tirar dúvidas procure o STI de sua unidade.

Posso abrir meu e-mail nos computadores de consulta ao acervo?

Os computadores para a consulta de acervo somente tem liberado o acesso as bases Athena e Parthenon.

Como acesso a internet?

A biblioteca oferece 5 computadores com acesso aos sites Athena e Parthenon para a pesquisa do acervo, renovação, reserva e pedido de EEB. Para a pesquisa de artigos científicos em periódicos online, podem ser usados os computadores da sala de base de dados. Há também a possibilidade de acessar o wireless do câmpus, pelos 20 netbooks disponíveis para empréstimos que podem ser utilizados dentro do acervo.

Penalidade por atraso na devolução

A partir de 02/01/2014 a Biblioteca passou a adotar o sistema de suspensão para os usuários com atraso na devolução de materiais emprestados. Os dias de suspensão serão iguais ao número de dias de atraso multiplicados pela quantidade de materiais retirados. Você ficará com o cadastro bloqueado até o vencimento do prazo da suspensão.

O que posso emprestar quando estou suspenso?

Somente chave de escaninho.

Posso pagar uma multa que devo à Biblioteca de Marília aqui?

Não. A multa de uma biblioteca só pode ser paga no próprio local em que você está com débito.

Netbook

Onde posso usar o netbook da biblioteca?

Os netbooks podem ser utilizados no acervo e devem ser solicitados no balcão de atendimento.

Reserva

Posso deixar um livro separado para amanhã?

Não. O fluxo de atendimento da biblioteca não permite que os livros sejam reservados, exceto pelo sistema.

Eu posso pegar um livro que está reservado para o meu amigo?

Não. Somente o usuário que fez a reserva pode retirar o livro reservado.

Eu não achei o livro que eu reservei na estante. Onde ele está?

Os livros em reserva ficam no balcão de atendimento disponíveis para o usuário que os reservaram pelo periodo de um dia.

Salas de estudo

Reservei uma sala das 14h às 16h, cheguei às 14h30 e ela estava emprestada para outra pessoa, por quê?

A reserva de sala não significa que ela ficará disponível durante todo o periodo marcado. A tolerância ao atraso é de 15 minutos a partir do início do horário agendado. Após este periodo, a sala ficará disponível para emprestimo.

Posso reservar a sala para daqui a 10 dias?

Não. A reserva de salas de estudo pode ser feita com no máximo um dia de antecedência.

Quem pode agendar o auditório?

O auditório pode ser agendado por professores, ou por funcionários para atividades administrativas.

Posso agendar a sala de estudos por telefone?

Não, as salas devem ser agendadas pessoalmente no balcão da bibblioteca.

Outros

Posso acessar as Bases de Dados da minha casa?

As bases de dados assinadas pela Unesp podem ser acessadas de qualquer computador conectado à rede da Universidade, incluindo a rede wireless. Para acessar de seu computador pessoal quando conectado a outra rede é necessário configurar em seu dispositivo o VPN da Unesp. Para saber como configurar, acesse esse site: http://www.unesp.br/vpn

Como eu devo fazer a ficha catalográfica?

A ficha catalográfica reune informações sobre um livro, tese, dissertação ou monografia e fica localizada atrás da folha de rosto do material. Para saber mais sobre a ficha, visite nosso blog: bibliotecabauru.wordpress.com/2013/04/19/ja-ouviu-falar-sobre-ficha-catalografica. Para ler instruções de como fazê-la, acesse nosso site: http://www.biblioteca.bauru.unesp.br/#!/servicos/ficha-catalografica/.

Perdi/Danifiquei um livro da biblioteca, preciso repor do mesmo título ou posso doar um livro que tenho em casa?

Se houve perda ou dano irreparável a um livro da biblioteca, deve-se repor com um material com caracteristicas mais próximas do livro perdido/danificado. Somente em casos excepcionais, após analise pelos responsáveis, outro tipo de material será aceito.

Como são selecionadas as pessoas que trabalham na Biblioteca?

Os funcionários da biblioteca são selecionados por concurso público especifico.

Anúncios

Um pensamento sobre “Perguntas frequentes

  1. Pingback: Perguntas Frequentes | Biblioblog Unesp Bauru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s